segunda-feira, 13 de outubro de 2014

“JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR”

Projeto que está sendo desenvolvido durante o segundo semestre da escola

Diretora: Juraci Padilha dos Santos
Coordenação: Janete de Oliveira
Envolvidos: Alunos, professores e funcionários

JUSTIFICATIVA:
   Sentimos a necessidade de resgatar  e/ou estimular em nossos alunos valores como: diálogo, justiça, tolerância, colaboração, boa convivência, atenção, honestidade, amizade, respeito,solidariedade, responsabilidade, preservação do ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor qualidade da vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade. Neste projeto, buscamos desenvolver competências e habilidades, mostrando-lhes que é possível serem verdadeiros amigos, aceitando e respeitando as diferenças do outro, como lidar com adversidades de sentimentos. Levá-los a refletir sobre sua própria conduta e a dos outros, levando-os a agir em prol do bem comum.Conscientizando a comunidade escolar a importância que tem a vivência de valores e boas maneiras, para que possamos ter um mundo melhor, mais justo e fraterno.
OBJETIVO GERAL:
   Conscientizar o educando e a família da importância que tem o aprendizado  e a vivência de valores, boas maneiras e  o fortalecimento da autoestima para termos um mundo melhor, mais justo, fraterno e feliz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·      Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajudá-los a ser pessoa agradável com os outros;
·      Fazer com que a criança assuma responsabilidades sem ter medo, fazendo pensar sobre o que significa ser honesto;
·      Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito mútuo;
·      Valorizar o diálogo como forma de resolver os conflitos;
·      Perceber a importância do respeito para consigo mesmo e com os outros;
·      Levar a criança a perceber que as boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos;
·      Elevar a autoestima dos alunos, colaborando para que se tornem cidadãos participativos na escola e comunidade;
·      Desenvolver competências sociais;
·      Mostrar a importância da amizade e como serem amigos;
·      Compreender como lidar com as quatro emoções básicas:
“Medo, Alegria, Tristeza e Ira”.
RECURSOS:
Papel, cola, lápis de cor, canetinhas, tinta, tesoura,TV, vídeo, filmes, som, computador,etc.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
·      Responsabilidade;
·      Honestidade;
·      Respeito;
·      Capacidade de dialogar;
·      Autoestima;
·      Hábitos e atitudes de boas maneiras;
·      Afetividade;
·      Controle dos impulsos;
·      Sinceridade;
·      Saber ouvir;
·      Solidariedade e prestatividade;
·      Administração das emoções;
·      Otimismo;
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação das atitudes dos alunos no ambiente escolar, com o intuito de verificar se os objetivos propostos e apresentados foram assumidos por todos.
CRONOGRAMA:
Será desenvolvido no segundo semestre de 2014.
BIBLIOGRAFIA:
-Parâmetros curriculares nacionais;
-Coleção de livro de literatura sobre valores;
-Jornal Mundo Jovem;
-http://educarparatransformar
-http://cantinhoeducativo



Nenhum comentário :

Postar um comentário