Projeto que está sendo desenvolvido durante o segundo semestre da escola
Diretora:
Juraci Padilha dos Santos
Coordenação:
Janete de Oliveira
Envolvidos:
Alunos, professores e funcionários
JUSTIFICATIVA:
Sentimos a necessidade de resgatar e/ou estimular em nossos alunos valores como:
diálogo, justiça, tolerância, colaboração, boa convivência, atenção,
honestidade, amizade, respeito,solidariedade, responsabilidade, preservação do
ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor qualidade
da vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade. Neste projeto,
buscamos desenvolver competências e habilidades, mostrando-lhes que é possível
serem verdadeiros amigos, aceitando e respeitando as diferenças do outro, como
lidar com adversidades de sentimentos. Levá-los a refletir sobre sua própria
conduta e a dos outros, levando-os a agir em prol do bem comum.Conscientizando
a comunidade escolar a importância que tem a vivência de valores e boas
maneiras, para que possamos ter um mundo melhor, mais justo e fraterno.
OBJETIVO
GERAL:
Conscientizar o educando e a família da
importância que tem o aprendizado e a
vivência de valores, boas maneiras e o
fortalecimento da autoestima para termos um mundo melhor, mais justo, fraterno
e feliz.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
· Perceber hábitos importantes da vida
cotidiana, que vão ajudá-los a ser pessoa agradável com os outros;
· Fazer com que a criança assuma
responsabilidades sem ter medo, fazendo pensar sobre o que significa ser
honesto;
· Fazer com que a criança preste
atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito mútuo;
· Valorizar o diálogo como forma de
resolver os conflitos;
· Perceber a importância do respeito
para consigo mesmo e com os outros;
· Levar a criança a perceber que as
boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e
respeitoso para todos;
· Elevar a autoestima dos alunos,
colaborando para que se tornem cidadãos participativos na escola e comunidade;
· Desenvolver competências sociais;
· Mostrar a importância da amizade e
como serem amigos;
· Compreender como lidar com as quatro
emoções básicas:
“Medo, Alegria, Tristeza e Ira”.
RECURSOS:
Papel, cola, lápis de cor, canetinhas, tinta, tesoura,TV, vídeo, filmes, som,
computador,etc.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
· Responsabilidade;
· Honestidade;
· Respeito;
· Capacidade de dialogar;
· Autoestima;
· Hábitos e atitudes de boas maneiras;
· Afetividade;
· Controle dos impulsos;
· Sinceridade;
· Saber ouvir;
· Solidariedade e prestatividade;
· Administração das emoções;
· Otimismo;
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação das atitudes dos alunos no
ambiente escolar, com o intuito de verificar se os objetivos propostos e
apresentados foram assumidos por todos.
CRONOGRAMA:
Será desenvolvido no segundo semestre de 2014.
BIBLIOGRAFIA:
-Parâmetros curriculares nacionais;
-Coleção de livro de literatura sobre valores;
-Jornal Mundo Jovem;
-http://educarparatransformar
-http://cantinhoeducativo
Nenhum comentário :
Postar um comentário